O SOLLARE INSTITUTO EDUCACIONAL

 

A proposta da nossa escola tem ênfase em três aspectos importantes na questão da metodologia de ensino, que são: os temas geradores, as experiências ou pesquisas, e a participação coletiva. 

Em linhas gerais podemos dizer que temas geradores são assuntos ou questões extraídas do cotidiano, que se manifestam através das dúvidas e de questionamentos das crianças. Em torno destas questões são desenvolvidos os conteúdos e práticas para organização dos saberes. Tendo está vivência como ponto de partida, os educadores passam a intervir, concretamente, na construção do conhecimento. Sendo assim, procuramos conciliar o processo ensino-aprendizagem as necessidades, aos desejos e aos interesses das crianças.

Através das interações, família, escola e sociedade, as crianças são inseridas, cotidianamente, em situações de pesquisas e debates que favorecem o questionamento sobre si próprias, sobre os outros e sobre o ambiente, o que as tornam mais participativas e, futuramente, cidadãos mais críticos e conscientes da importância de seu papel na  sociedade. 

 A participação coletiva provoca as crianças às vivências e assegura as mesmas, o direito de ter vez e voz no cotidiano educativo.

Assim, o dia-a-dia escolar se torna não só espaço para o estudo, mas também da fala, da discussão e da expressão de sentimentos. A educação não é obra apenas da inteligência e do pensamento, mas também da afetividade, do sentimento e do relacionamento.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

  Inspiração em Reggio Emilia

A Abordagem Reggio Emilia tem as suas origens no ano de 1945, na cidade italiana que lhe dá nome, após a segunda guerra mundial, e começou como resposta de uma comunidade para aquilo que acreditava ser o caminho para um futuro diferente e melhor: a educação.

E uma abordagem inspiradora, motivadora e que nos devolve a esperança de acreditar numa educação para todos, feita por todos, num espaço educativo aberto, onde as relações são a base para toda a aprendizagem.

 

Ao longo dos anos esta experiência transformou-se num sistema educativo de grande qualidade, muito devido ao trabalho e ao pensamento do Prof. Loris Malaguzzi e a sua equipe.

Reggio Emilia foi considerada como a melhor abordagem educativa do mundo. A pequena cidade no norte de Itália onde se desenvolve a abordagem, tem sido palco dos mais interessantes estudos e das mais ricas partilhas, atraindo a atenção de educadores e investigadores de todo o mundo.

 

Apesar das especificidades do seu contexto, a filosofia e os princípios que orientam as escolas Reggianas são importantes referências para o trabalho dos que valorizam a criança e acreditam na educação.

Como muitas pelo mundo, também nós nos sentimos compreendidos nesta abordagem, encontrando aqui os princípios, as linhas de orientação, a inspiração e o apoio que fundamentam a nossa proposta pedagógica.

Valores  do Sollare Instituto Educacional

                              

  • Participação

  • Transparência

  • Solidariedade

  • Co-responsabilidade

  • Respeito

  • Inovação