• w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

                                                  

O SOLLARE INSTITUTO EDUCACIONAL

 

A proposta da nossa escola tem ênfase em três aspectos importantes na questão da metodologia de ensino, que são: os temas geradores, as experiências ou pesquisas, e a participação coletiva. 

Em linhas gerais podemos dizer que temas geradores são assuntos ou questões extraídas do cotidiano, que se manifestam através das dúvidas e de questionamentos das crianças. Em torno destas questões são desenvolvidos os conteúdos e práticas para organização dos saberes. Tendo está vivência como ponto de partida, os educadores passam a intervir, concretamente, na construção do conhecimento. Sendo assim, procuramos conciliar o processo ensino-aprendizagem as necessidades, aos desejos e aos interesses das crianças.

Através das interações, família, escola e sociedade, as crianças são inseridas, cotidianamente, em situações de pesquisas e debates que favorecem o questionamento sobre si próprias, sobre os outros e sobre o ambiente, o que as tornam mais participativas e, futuramente, cidadãos mais críticos e conscientes da importância de seu papel na  sociedade. 

 A participação coletiva provoca as crianças às vivências e assegura as mesmas, o direito de ter vez e voz no cotidiano educativo.

Assim, o dia-a-dia escolar se torna não só espaço para o estudo, mas também da fala, da discussão e da expressão de sentimentos. A educação não é obra apenas da inteligência e do pensamento, mas também da afetividade, do sentimento e do relacionamento.

  Inspiração em Reggio Emilia

A Abordagem Reggio Emilia tem as suas origens no ano de 1945, na cidade italiana que lhe dá nome, após a segunda guerra mundial, e começou como resposta de uma comunidade para aquilo que acreditava ser o caminho para um futuro diferente e melhor: a educação.

E uma abordagem inspiradora, motivadora e que nos devolve a esperança de acreditar numa educação para todos, feita por todos, num espaço educativo aberto, onde as relações são a base para toda a aprendizagem.

 

Ao longo dos anos esta experiência transformou-se num sistema educativo de grande qualidade, muito devido ao trabalho e ao pensamento do Prof. Loris Malaguzzi e a sua equipe.

Reggio Emilia foi considerada como a melhor abordagem educativa do mundo. A pequena cidade no norte de Itália onde se desenvolve a abordagem, tem sido palco dos mais interessantes estudos e das mais ricas partilhas, atraindo a atenção de educadores e investigadores de todo o mundo.

 

Apesar das especificidades do seu contexto, a filosofia e os princípios que orientam as escolas Reggianas são importantes referências para o trabalho dos que valorizam a criança e acreditam na educação.

Como muitas pelo mundo, também nós nos sentimos compreendidos nesta abordagem, encontrando aqui os princípios, as linhas de orientação, a inspiração e o apoio que fundamentam a nossa proposta pedagógica.

Valores  do Sollare Instituto Educacional

                              

  • Participação

  • Transparência

  • Solidariedade

  • Co-responsabilidade

  • Respeito

  • Inovação